Prémios do FLIK promovem gosto pelas artes

A fim de estimular o gosto pela leitura e pela escrita literária no país e ainda despertar a criatividade artística nas crianças e adolescentes, o flik 2022 lançou, em abril, três concursos, designadamente: literário (contos), aberto aos alunos que frequentam o ensino secundário em moçambique (8ª a 12ª classe); de declamação de poesia, subordinado ao tema “paz e reconciliação”, igualmente, para alunos do ensino secundário em moçambique (8ª a 12ª classe); e de ilustração, para os alunos primários (1ª a 6ª classe).

No caso do primeiro concurso, literário, cada candidato podia concorrer com apenas um texto da sua autoria, no género conto, sob um tema de sua escolha. Os textos submetidos a concurso foram avaliados por um júri idóneo constituído para o efeito.

No caso do concurso de declamação de poesia, os concorrentes submeteram ao concurso um recital de um poema de josé craveirinha que versa sobre a inclusão. A gravação em vídeo não devia exceder três minutos. Os recitais foram submetidos a uma votação popular no facebook e a uma avaliação dos membros do júri.

Por fim, os concorrentes do concurso de ilustração, de acordo com o regulamento publicado, foram convidados a ilustrar o texto “a revolta dos bichos”, da autoria do escritor miguel ouana, o patrono da 5ª edição do flik 2022. O melhor classificado terá a possibilidade de colaborar com a editorial fundza na ilustração de livros infanto-juvenis. Os vencedores dos três concursos terão prémios que incluem kits de livros, viagens com acompanhante para o parque nacional da gorongosa e a possibilidade de divulgação dos seus trabalhos em livro ou em disco.

Scroll to Top