Lançado “Elucidário do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado” na Livraria Fundza

“Elucidário do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado” é o livro lançado no dia 04 de Dezembro, na Livraria Fundza, na Beira, da autoria de Cláudio Almoço.

Durante a cerimónia do lançamento, o autor revelou que a obra surge como resultado das constantes dúvidas colocadas pelos seus colegas no exercício das suas actividades laborais quando ocupava a função de chefe na repartição dos recursos humanos, na Direcção Provincial das Obras Públicas, em Sofala.

“O livro surgiu por causa das perguntas recorrentes dos meus colegas do serviço. Eles olhavam para mim como se fosse uma luz. Neste processo, fui observando que as dúvidas que eles tinham, também eu as tinha”, revelou.

Vendo que as dúvidas dos colegas também eram as suas, Cláudio Almoço, na qualidade de chefe, sentiu a necessidade de solucioná-las. Neste processo, começou a a visitar frequente aos comandos legais, tendo, por isso, constatado um défice no domínio das leis por parte dos funcionários públicos e agentes do Estado.

Com isso, Cláudio Almoço estava a pôr o fim a expressão “aqui sempre foi assim”, que segundo ele, “remete às práticas ilegais da actuação dos funcionários”.

Questionado se o manual responde a todas as questões colocadas, Almoço respondeu que o livro responde somente algumas dúvidas. “Possivelmente, na próxima obra, vou atender a outras questões”.

Ermelinda Maquenze, directora dos Serviços Provinciais do Ambiente em Sofala, em representação da Secretaria do Estado desta parcela do país, frisou que a obra visa explicar algumas situações sobre o funcionamento do sector do Estado, nomeadamente as dúvidas que podem criar empecilhos nas diversas decisões. O livro saiu sob a chancela da editora Fundza. Na ocasião, estiveram presentes os funcionários tanto público quanto privado, estudantes e o público em geral.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top