Leitura, uma ponte para o saber

Somos uma agremiação que se dedica à promoção da literatura infanto-juvenil e à formação de novos leitores

LogoOficial

Historial

A Associação Kulemba é uma organização sem fins lucrativos, e foi fundada a 06 de Agosto de 2015 na cidade da Beira. Idealizada por grupo de jovens moçambicanos, tendo a sua sede na mesma cidade, no campus da Universidade Zambeze (bairro de Matacuane). 

A Kulemba surgiu para promover a literatura emergente bem como desenvolver a produção literária no seio da comunidade infanto-juvenil.

Desde a sua fundação, a Associação Kulemba já realizou os seguintes programas: Concursos de redacção de contos tradicionais (03 edições), Oficinas de mediação de leitura para alunos e professores (11 edições), FLIK – Festival do Livro Infantil da Kulemba (4 edições), Publicação da Revista Soletras (mais 30 edições) e Feira do Livro da Beira (primeira edição).

Durante este período, os programas da Kulemba abrangeram mais de 10.000 crianças de todo o país, com destaque para as dos distritos da província de Sofala.

Guiada por uma visão de ser uma organização não-governamental de referência na criação e implementação de técnicas criativas e lúdicas de promoção de leitura na sociedade moçambicana, a Associação Kulemba faz fé que leitura é uma verdadeira ponte para o saber.

Contribuir para elevar os índices de leitores na província de Sofala é o objectivo da agremiação e, para tal, tem levado a cabo, desde 2014, um conjunto de programas de leitura, a saber:

  1. REVISTA SOLETRAS;
  2. OFICINAS DE LEITURA;
  3. CONCURSO DE REDACÇÃO DE CONTOS;
  4. FLIK- FESTIVAL DO LIVRO INFANTIL DA KULEMBA;
  5. FLIB – FEIRA DO LIVRO DA BEIRA.

Nossa galeria de fotos

Construímos um memorial de fotos desde a fundação da Associação, até nos dias actuais.

Publicações