Aida Alves, Directora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, fala da parceria com o FLIK

Participar num festival literário é uma excelente oportunidade para os autores divulgarem os seus livros e estarem em contacto directo com os leitores.

Estes eventos tornam-se tão mais importantes quando estamos a contactar com crianças em processo de aquisição emergente do texto literário e da linguagem visual (ilustrações). O contacto entre autores e público gera uma troca de experiências de produção escrita e de leitura. Envolve uma comunicação criativa e dinâmica, onde a reflexão e imaginação não deve ter fronteiras.

Nos festivais literários interessa promover uma troca também de afectos e emoções, deixando aberta a curiosidade para conhecer mais obras e universos dos escritores. Uma biblioteca de leitura pública tem como missão principal promover a língua, a literatura e a cultura portuguesas em diferentes espaços e contextos de acção, juntamente com os seus parceiros, numa política cooperativa cultural.

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga, Portugal) teve sempre um papel activo na promoção de autores nacionais e principalmente do seu concelho. Por isso será um prazer colaborar no festival do livro infantil FLIK, que decorrerá em Kulemba em 2022, através da presença de  escritores de Braga, embaixadores da nossa literatura portuguesa. Estes assumem o importante papel de escrever para crianças e jovens, de serem verdadeiros educadores no processo de comunicação e de transformação, é o que uma biblioteca promove também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *